sexta-feira, 30 de março de 2012

AS VIAGENS DE GULLIVER

O livro que vou lhes contar se chama "As viagens de gulliver".

PRIMEIRA VIAGEM                 
Lemuel Gulliver era cirurgião em Londres. Diante do pouco movimento de pacientes em seu consultório o Dr. Gulliver decide aceitar o convite do Capitão Willian Prichard que seguia com seu navio rumo ao mar do Sul.Na travessia para as índias Orientais uma violenta tempestade afunda o navio. Após muito nadar Gulliver, guiado pelo vento e pela maré, chega à praia e, por estar muito cansado, adormece.
Ao acordar tenta levantar-se e nota que seus braços e pernas estão amarrados. Ao ouvir um ruído confuso verifica que se trata de minúsculas criaturas humanas (pigmeus) do país de Liliput, que tentam atingi-lo com flechas. Por ordem do imperador de Liliput, Gulliver é levado à capital para então decidirem o que fazer com ele, visto que sua permanência naquele país traria muitos gastos em virtude do seu tamanho e sua morte causaria uma peste na metrópole e se arrastaria por todo o reino por causa do mau cheiro.
Decidem que, por enquanto, todos os aldeões terão que colaborar com o seu sustento. Fazem um inventário de seus pertences e ficam perplexos diante do tamanho dos objetos, os quais desconheciam sua utilidade.
Segunda ViagemDois meses após ter chegado a sua terra Natal, Gulliver embarca novamente em sua segunda viagem desta vez com destino a Surat.
Devido a uma tempestade, é levado acidentalmente a ilha de ” Broddingnog, habitada por uma raça de gigantes. Assustado diante do tamanho dos gigantes teme ser engolido por eles. No entanto, Grilbrig, um lavrador, leva-o até a sua casa e, com a intenção de obter lucros e também para gabar-se, o exibe a todos o seu “achado”: um estranho animal que fala e imita todos os seus atos.
Para proteger seu “patrimônio”, Grilbrig não permite que ninguém o toque, a não ser sua filha Glumdalclitch, que cuidava de sua preservação e ensinava-lhe a língua nativa. Gulliver, nessa viagem, passa a ser chamado de GILDRIG.
Terceira Viagem
A convite do Capitão William Robson, Gulliver embarca para uma viagem às índias Orientais como comandante de uma chalupa (Antigo navio à vela, cuja mastreação se compõe de gurupés e dois mastros: o de vante de lugre, e o de ré inteiriço, que enverga pequena vela latina quadrangular). Durante a viagem, é perseguido por dois navios de piratas que lhe roubaram a chalupa e lhe dão canoa para que ele consiga chegar em terra.
Depois de algum tempo, Gulliver chega a uma ilha formada por penhascos. Depois ser encontrado pelos habitantes, é levado ao palácio real por uma nave até a presença do Rei, que não entendendo sua língua, ordena que lhe ensinem a língua nativa.
Gulliver então aprende que o nome da ilha era Laputa “Ilha Volante ou Flutuante” e graças a sua inteligência em poucos dias adquiriu o conhecimento da língua. Os habitantes de Laputa viviam numa nave e eram conhecedores da lógica (Matemática) e da harmonia (música), não se interessando por nenhum outro ramo de conhecimento.


minha opinião sobre esse livro: esse livro e muito bom para as pessoas que gostam de aventura.
e que depois de 2 meses depois de sua primeira viagem,gulliver volta a viagar de novo,agora em destino a Surat.Devido a uma tempestade, é levado acidentalmente a ilha de ” Broddingnog, habitada por uma raça de gigantes. Assustado diante do tamanho dos gigantes teme ser engolido por eles.

Eu os aconselho a ler esse livro,ele a facinante,enteresante,e uma facil leitura.

POR:Daniel Batista Nunes série:8 D

Nenhum comentário:

Postar um comentário